domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

Que “animal” é esse? Avestruz ( Mario Prata)
Público alvo: 5ª série / 6º ano
Tempo previsto:  4 aulas
Recursos: Cópias do texto Avestruz, de Mario Prata; caderno, caneta, lápis, borracha, acesso à internet.
I – OBJETIVOS
1 - Objetivo Geral
O leitor tem papel fundamental no ato da leitura, uma vez que cabe a ele a função de atribuir significação ao texto e, no caso do texto literário, de concretizá-lo esteticamente, preenchendo os espaços em branco deixados pelo autor, no momento da criação literária.
2 - Objetivos Específicos
*  Refletir sobre os caminhos ocorridos pela criação literária, considerando o gênero crônica em razão de suas características de função (objetivo), conteúdo, organização e estilo.
* Provocar reflexões sobre a literatura como manifestação cultural, sobre o papel do leitor como agente do processo de leitura nas diferentes situações sócio-comunicativas.
*Levantar hipóteses sobre o texto; localizar e comparar informações; produzir inferências; recuperar o contexto de produção do texto; perceber relações de intertextualidade; elaborar apreciações sobre o texto.
*Desenvolver a participação efetiva dos alunos diante dos textos lidos em sala.
Etapa 1
Esta etapa terá como objetivo analisar o conhecimento prévio dos educandos quanto à crônica e ampliar esse conhecimento, fazendo trabalho de leitura e de escrita sobre o texto proposto. Portanto, é interessante iniciar pela discussão oral, fazendo levantamento de hipóteses, provocando um debate em sala, baseado nas seguintes questões:

·         Você sabe o que é uma crônica?
·         Você já leu alguma crônica? Qual?
·         Quem era seu autor?
·         Você conhece algum cronista brasileiro? Qual?
·         Em que lugar as crônicas são veiculadas?






 Discutidas as questões e observadas as respostas, será entregue uma cópia da crônica “Avestruz”, de Mario Prata, em que se iniciará o processo de caracterização do gênero a ser estudado e a importância da leitura de todos os gêneros que a língua é capaz de produzir.
Antes da leitura da crônica, o professor deverá ativar os conhecimentos prévios dos alunos como estímulo para a leitura, propondo a discussão dessas questões:

·         Em nossa sociedade, há muitas pessoas que possuem animais de estimação. Vocês têm algum? Você tem animal de estimação?  Que animal?
·         Seus pais gostaram da sua escolha?
·         Quem cuida do seu animalzinho com banho, alimentação, medicação?
·         Vocês conhecem alguém que tem um animal de estimação estranho? Diferente  dos
·         tradicionais?
·         Você já viu um avestruz?
·         Conhece a expressão “fulano tem estômago de avestruz”? O que significa isto?
·         Como seria ter um avestruz como animal de estimação em casa?

 A leitura da crônica dar-se-á primeiramente de forma individual e silenciosa. Depois, os alunos trabalharão em grupo, fazendo a leitura oral da mesma. O professor deve observar a fluência, ritmo e uso da pontuação (final, interrogação e exclamação).

Entregar aos alunos questões escritas referentes à relação autor/leitor/texto.
a) Compreensão e interpretação do texto
·         Quem é o autor desta crônica? Você já ouviu falar sobre ele?
·         (Explicar oralmente quem é Mario Prata e  sobre sua obra literária)
·         Qual o objetivo desta crônica?
·         Esta crônica chama a atenção do leitor?
·         A crônica é interessante? Por quê?
·         Existe alguma relação entre a situação vivida pelos personagens da crônica e a nossa ou de alguém de conhecem?
·         O título do texto sugere algumas interpretações. Converse com seus amigos sobre as sugestões possíveis de um novo título.
·         É possível identificar, pela leitura do texto,  a condição financeira do garoto?
·         *Como você descreveria o  habitat da avestruz, de acordo com o texto?
·         O narrador é observador ou personagem?
·         Na sua opinião, por que o garoto desistiu de ter o avestruz e se interessou em gaivotas e urubus?
·         Você acha normal o pedido do garoto?
·         E os pais atenderem ao pedido do garoto, você concorda?
·         Uma das características da crônica é a narrativa atual de um fato do cotidiano. Que elementos do próprio texto confirmam isto?
·         Esta crônica é mais literária ou jornalística? Por quê?





Etapa 2
PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO
• A produção será feita individualmente.
• Pondo em prática os conteúdos estudados, o aluno deverá relatar, de forma breve, um  pedido que eles fizeram aos pais e eles consideraram estranho, observando as características estudadas e selecionando os recursos  linguísticos adequados à situação comunicativa. Os alunos deverão escolher a melhor crônica de seus respectivos grupos para ser lida oralmente na sala e, posteriormente, serem publicadas no blog da escola.
• Para tanto, deve-se planejar a escrita do texto, considerando sua finalidade – buscar nos acontecimentos diários a temática e envolver-se neles – e o leitor que quer atingir (professores e alunos).
• Correção e revisão das crônicas.
• Produção da versão final das crônicas.
• Publicação no blog da escola.

Etapa 3
Produção do gênero notícia jornalística:
- os alunos transformarão o texto estudado em uma notícia jornalística, inclusive, com imagens. Após, os grupos terem produzido as notícias jornalísticas, eles farão uma exposição no mural da escola.

Etapa 4
AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados desde o início do projeto: leitura, produção e divulgação do trabalho. O professor deverá frequentemente observar o interesse, a participação e principalmente o envolvimento dos alunos durante todo o processo de leitura e produção.


Bibliografia
       DOLZ , J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In “Gêneros Orais e escritos na escola”. Campinas(SP): Mercado de Letras; 2004
       ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.


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