Público alvo: 5ª série / 6º ano
Tempo previsto: 4
aulas
Recursos: Cópias do texto Avestruz, de Mario Prata;
caderno, caneta, lápis, borracha, acesso à internet.
I – OBJETIVOS
1 - Objetivo Geral
O leitor tem papel fundamental no
ato da leitura, uma vez que cabe a ele a função de atribuir significação ao
texto e, no caso do texto literário, de concretizá-lo esteticamente,
preenchendo os espaços em branco deixados pelo autor, no momento da criação literária.
2 - Objetivos Específicos
* Refletir sobre os caminhos ocorridos pela
criação literária, considerando o gênero crônica em razão de suas
características de função (objetivo), conteúdo, organização e estilo.
* Provocar reflexões sobre a
literatura como manifestação cultural, sobre o papel do leitor como agente do
processo de leitura nas diferentes situações sócio-comunicativas.
*Levantar hipóteses sobre o
texto; localizar e comparar informações; produzir inferências; recuperar o
contexto de produção do texto; perceber relações de intertextualidade; elaborar
apreciações sobre o texto.
*Desenvolver a participação
efetiva dos alunos diante dos textos lidos em sala.
Etapa 1
Esta etapa terá como objetivo analisar o conhecimento
prévio dos educandos quanto à crônica e ampliar esse conhecimento, fazendo
trabalho de leitura e de escrita sobre o texto proposto. Portanto, é
interessante iniciar pela discussão oral, fazendo levantamento de hipóteses,
provocando um debate em sala, baseado nas seguintes questões:
·
Você sabe o que é uma crônica?
·
Você já leu alguma crônica? Qual?
·
Quem era seu autor?
·
Você conhece algum cronista brasileiro? Qual?
·
Em que lugar as crônicas são veiculadas?
Discutidas as questões e observadas as
respostas, será entregue uma cópia da crônica “Avestruz”, de Mario Prata, em
que se iniciará o processo de caracterização do gênero a ser estudado e a
importância da leitura de todos os gêneros que a língua é capaz de produzir.
Antes da leitura da crônica, o
professor deverá ativar os conhecimentos prévios dos alunos como estímulo para
a leitura, propondo a discussão dessas questões:
·
Em nossa sociedade, há muitas pessoas que possuem
animais de estimação. Vocês têm algum? Você tem animal de estimação? Que animal?
·
Seus pais gostaram da sua escolha?
·
Quem cuida do seu animalzinho com banho,
alimentação, medicação?
·
Vocês conhecem alguém que tem um animal de
estimação estranho? Diferente dos
·
tradicionais?
·
Você já viu um avestruz?
·
Conhece a expressão “fulano tem estômago de
avestruz”? O que significa isto?
·
Como seria ter um avestruz como animal de
estimação em casa?
A leitura da crônica dar-se-á primeiramente de
forma individual e silenciosa. Depois, os alunos trabalharão em grupo, fazendo
a leitura oral da mesma. O professor deve observar a fluência, ritmo e uso da
pontuação (final, interrogação e exclamação).
Entregar aos alunos questões
escritas referentes à relação autor/leitor/texto.
a) Compreensão e interpretação
do texto
·
Quem é o autor desta crônica? Você já ouviu
falar sobre ele?
·
(Explicar oralmente quem é Mario Prata e sobre sua obra literária)
·
Qual o objetivo desta crônica?
·
Esta crônica chama a atenção do leitor?
·
A crônica é interessante? Por quê?
·
Existe alguma relação entre a situação vivida
pelos personagens da crônica e a nossa ou de alguém de conhecem?
·
O título do texto sugere algumas interpretações.
Converse com seus amigos sobre as sugestões possíveis de um novo título.
·
É possível identificar, pela leitura do
texto, a condição financeira do garoto?
·
*Como você descreveria o habitat da avestruz, de acordo com o texto?
·
O narrador é observador ou personagem?
·
Na sua opinião, por que o garoto desistiu de ter
o avestruz e se interessou em gaivotas e urubus?
·
Você acha normal o pedido do garoto?
·
E os pais atenderem ao pedido do garoto, você
concorda?
·
Uma das características da crônica é a narrativa
atual de um fato do cotidiano. Que elementos do próprio texto confirmam isto?
·
Esta crônica é mais literária ou jornalística?
Por quê?
Etapa 2
PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO
• A produção será feita individualmente.
• Pondo em prática os conteúdos estudados, o aluno deverá
relatar, de forma breve, um pedido que
eles fizeram aos pais e eles consideraram estranho, observando as
características estudadas e selecionando os recursos linguísticos adequados à situação
comunicativa. Os alunos deverão escolher a melhor crônica de seus respectivos
grupos para ser lida oralmente na sala e, posteriormente, serem publicadas no
blog da escola.
• Para tanto, deve-se planejar a escrita do texto,
considerando sua finalidade – buscar nos acontecimentos diários a temática e
envolver-se neles – e o leitor que quer atingir (professores e alunos).
• Correção e revisão das crônicas.
• Produção da versão final das crônicas.
• Publicação no blog da escola.
Etapa 3
Produção do gênero notícia
jornalística:
- os alunos transformarão
o texto estudado em uma notícia jornalística, inclusive, com imagens. Após, os
grupos terem produzido as notícias jornalísticas, eles farão uma exposição no
mural da escola.
Etapa 4
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados
desde o início do projeto: leitura, produção e divulgação do trabalho. O
professor deverá frequentemente observar o interesse, a participação e
principalmente o envolvimento dos alunos durante todo o processo de leitura e
produção.
Bibliografia
•
DOLZ , J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão
em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência
suíça (francófona). In “Gêneros Orais e escritos na escola”. Campinas(SP):
Mercado de Letras; 2004
•
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de
leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
•
Avestruz, de Mário Prata - Disponível em:
http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/404291,36D/Assets/linguaportuguesa/pdf/Avestruz.pdf
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