domingo, 2 de junho de 2013

Minha experiência com a leitura

A leitura, para mim, desenvolve criatividade, imaginação e, além disso, aquisição de cultura, de conhecimento e valores. Ao criar o hábito da leitura, eu passei a conhecer novos mundos, novas ideias e uma melhor escrita. Esse hábito, desenvolvi, já adulta, durante a convivência com leitores  assíduos, eles me serviram de exemplo, despertaram o meu desejo em, também, querer aprender mais.A partir, desse contato com os livros, ler, para mim, tornou-se algo prazeroso e enriquecedor. Sinto-me mais intelectual, dinâmica e perspicaz.
Quando, trabalho leitura com os meus alunos, procuro não usar o verbo "ler" no imperativo, como uma obrigação, e sim, instigo o desejo de lerem, de quererem saber mais. Para que isso aconteça de maneira satisfatória, leio trechos, os quais despertam a curiosidade dos discentes de saberem o que acontecerá na história. Além disso, ensino técnicas de leitura, dessa forma, eles aprendem que podem ir além de decodificarem os códigos linguísticos, eles conseguem interpretar e compreender o que leem. Conforme afirma Leonardo Boff, teólogo e professor universitário brasileiro, "...cada um lê com os olhos que têm. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é visto de um ponto..." Ruth de Simone Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário