RETEXTUALIZAÇÃO
CONTO: PAUSA (Moacyr Sclair)
CONTO: PAUSA (Moacyr Sclair)
Público-Alvo
9º ano
Objetivos
Nesta sequência didática, os alunos poderão:
* desenvolver a habilidade de escrever textos a
partir de outros textos, com vistas a efetuar modificações no gênero, no
discurso, no conteúdo comunicativo, no registro, etc.;
* identificar
os conhecimentos sobre o gênero Contos literários, explorando as práticas de
oralidade, leitura e escrita.
Duração das
atividades
Em média, seis aulas.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a
realização desta aula, é necessário que os alunos tenham alguma familiaridade
com os gêneros alguns textuais, dentre os quais destacamos a notícia, o conto,
a poesia, o teatro, a HQ. Além disso, é desejável que o professor já tenha
feito uma reflexão com os alunos a respeito da intertextualidade e de seus
tipos como paródia e paráfrase.
Estratégias
e recursos da aula
Antes de começarmos a aula, vale uma observação: de
maneira simples e direta, entendemos como retextualização a produção de um
texto a partir de outro.
A seguir, alguns exemplos de textos
retextualizados. Inicialmente, há o Hino Nacional do Brasil e uma paródia dele
e, por fim, há um poema de Fernando Pessoa – Autopsicografia – e uma versão
retextualizada desse mesmo poema por outro escritor.
Propor, em seguida,
atividades de retextualização com o conto, Pausa, de Moacyr Sclair, para que os alunos realizem. Procure ler,
discutir e debater os textos com os alunos antes das atividades.
Recursos
Complementares
Professor,
para que o aluno veja a possibilidade de retextualização em outras linguagens, sugerimos que você
apresente os vídeos a seguir. Trata-se da música “Meu Erro, primeiramente sua versão original, e em
seguida uma versão de Zizi Possi.
EXEMPLOS DE
RETEXTUALIZAÇÃO
EXEMPLO I (TEXTO ORIGINAL)
Hino Nacional
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu risonho e límpido
À imagem do Cruzeiro resplandece.
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu risonho e límpido
À imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada,
Brasil !
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada,
Brasil !
(TEXTO RETEXTUALIZADO)
Professor, acesse o site para visualizar melhor o texto.
EXEMPLO II - (TEXTO ORIGINAL)
Autopsicografia
( Fernando Pessoa) - 27/11/1930
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
Fonte: http://www.releituras.com/fpessoa_psicografia.asp , acesso em
02/11/2009
- Livremente inspirado no
poema “Autopsicografia“, de Fernando Pessoa. Ana Helena Ribeiro Tavares
(TEXTO
RETEXTUALIZADO)
Por que
escrevo?
O escritor é um observador.
Observa tão atentamente
Que na escrita tem que expor
Tudo o que percebe à frente.
E ainda sabe ele que ao escrever
De fugir da timidez é capaz…
Se cara a cara não consegue deixar ver
Tudo o que seu coração traz…
E, enfim, nos textos que cria
(Com gosto doce, salgado ou azedo)
Está a sua mais profunda fantasia,
Toda sua emoção, todo seu medo.
Brincar com as letras é, com magia,
Levar seu mundo à ponta do dedo.
http://ahrt84.blog.terra.com.br/category/brinc
ando-com-os-versos/parodias-poeticas/ ,
acesso em 02/11/2009.
SONDAGEM
Com o objetivo de continuar identificando os
conhecimentos que os alunos já possuem sobre o gênero Conto literário, proponha
à classe uma leitura compartilhada do texto Pausa
– Moacyr Sclair, antecipando-lhes algumas informações que podem estar no
texto a ser lido a partir do título, do tema abordado, do autor e do gênero
textual.
Propor os seguintes
tópicos para análise:
Elementos estruturais da
narrativa
•
Conflito e
clímax;
•
Espaço: físico ou
geográfico; social (ambiente);
•
Tempo:
cronológico e psicológico;
•
Caracterização
das personagens: verificar a complexidade psicológica de cada personagem;
Narrador:
observador ou personagem. Análise de perfil
Propostas de Atividades
Dividir
a sala em grupos. Cada grupo ficará encarregado de executar uma retextualização
assim determinada:
*
Formar um grupo e montar um roteiro para
dramatizar o enredo desse texto fazendo todas as adaptações necessárias: podem alterar a linguagem do texto, podem
também modificar as personagens, em uma versão mais atual, e acrescentar dados
à história. Ponham a criatividade para funcionar!
*
Um outro grupo pode retextualizar o texto utilizando personagens de histórias
em quadrinhos já existentes e criar uma nova HQ.
*
Outro grupo ficará encarregado de criar um novo final para o conto utilizando o
final de uma novela, de um filme ou de um conto de fadas.
*A
retextualização pode ocorrer quando um outro grupo criar uma notícia
jornalística com o conto lido.
Professor, dê sugestões aos seus alunos,
se necessário.
Avaliação
Professor, para
avaliar o desempenho dos alunos, propomos, a seguir, alguns critérios:
a) O texto do aluno, retextualizado, dialogou com o texto motivador?
b) O aluno parafraseou trechos do texto motivador ou simplesmente copiou-os?
c) As ideias do aluno foram originais?
d) O texto foi coerente e coeso?
e) O texto atendeu à norma-padrão da língua escrita? (se o texto pertence ao registro escrito). Ou: o texto atendeu às características da língua oral? (se o texto pertence ao registro oral).
a) O texto do aluno, retextualizado, dialogou com o texto motivador?
b) O aluno parafraseou trechos do texto motivador ou simplesmente copiou-os?
c) As ideias do aluno foram originais?
d) O texto foi coerente e coeso?
e) O texto atendeu à norma-padrão da língua escrita? (se o texto pertence ao registro escrito). Ou: o texto atendeu às características da língua oral? (se o texto pertence ao registro oral).
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