domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

RETEXTUALIZAÇÃO 
CONTO: PAUSA (Moacyr Sclair)

Público-Alvo
9º ano

Objetivos
Nesta sequência didática, os alunos poderão:
* desenvolver a habilidade de escrever textos a partir de outros textos, com vistas a efetuar modificações no gênero, no discurso, no conteúdo comunicativo, no registro, etc.;
* identificar os conhecimentos sobre o gênero Contos literários, explorando as práticas de oralidade, leitura e escrita.

Duração das atividades
Em média, seis aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula, é necessário que os alunos tenham alguma familiaridade com os gêneros alguns textuais, dentre os quais destacamos a notícia, o conto, a poesia, o teatro, a HQ. Além disso, é desejável que o professor já tenha feito uma reflexão com os alunos a respeito da intertextualidade e de seus tipos como paródia e paráfrase.
Estratégias e recursos da aula
Antes de começarmos a aula, vale uma observação: de maneira simples e direta, entendemos como retextualização a produção de um texto a partir de outro.
A seguir, alguns exemplos de textos retextualizados. Inicialmente, há o Hino Nacional do Brasil e uma paródia dele e, por fim, há um poema de Fernando Pessoa – Autopsicografia – e uma versão retextualizada desse mesmo poema por outro escritor.
Propor, em seguida,  atividades de retextualização com o conto, Pausa, de Moacyr Sclair,  para que os alunos realizem. Procure ler, discutir e debater os textos com os alunos antes das atividades.
Recursos Complementares
Professor, para que o aluno veja a possibilidade de retextualização  em outras linguagens, sugerimos que você apresente os vídeos a seguir. Trata-se da música “Meu Erro,  primeiramente sua versão original, e em seguida uma versão de Zizi Possi.

EXEMPLOS DE RETEXTUALIZAÇÃO

EXEMPLO I   (TEXTO ORIGINAL)   

Hino Nacional

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante. 
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte! 
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve! 
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu risonho e límpido
À imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza. 
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada,
Brasil !

(TEXTO RETEXTUALIZADO)
                                                Professor, acesse o site para visualizar melhor o texto.
EXEMPLO II - (TEXTO ORIGINAL)

Autopsicografia  ( Fernando Pessoa) - 27/11/1930                                              

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama
coração.

                                         Fonte:  http://www.releituras.com/fpessoa_psicografia.asp , acesso em 02/11/2009 
- Livremente inspirado no poema “Autopsicografia“, de Fernando Pessoa.                                                                                                  Ana Helena Ribeiro Tavares
(TEXTO RETEXTUALIZADO)

Por que escrevo?

O escritor é um observador.
Observa tão atentamente
Que na escrita tem que expor
Tudo o que percebe à frente.
E ainda sabe ele que ao escrever
De fugir da timidez é capaz…
Se cara a cara não consegue deixar ver
Tudo o que seu coração traz…
E, enfim, nos textos que cria
(Com gosto doce, salgado ou azedo)
Está a sua mais profunda fantasia,
Toda sua emoção, todo seu medo.
Brincar com as letras é, com magia,
Levar seu mundo à ponta do dedo.

        


SONDAGEM

Com o objetivo de continuar identificando os conhecimentos que os alunos já possuem sobre o gênero Conto literário, proponha à classe uma leitura compartilhada do texto  Pausa – Moacyr Sclair, antecipando-lhes algumas informações que podem estar no texto a ser lido a partir do título, do tema abordado, do autor e do gênero textual.
Propor os seguintes tópicos para análise:
Elementos estruturais da narrativa
      Conflito e clímax;
      Espaço: físico ou geográfico; social (ambiente);
      Tempo: cronológico e psicológico;
      Caracterização das personagens: verificar a complexidade psicológica de cada personagem;
Narrador: observador ou personagem. Análise de perfil

Propostas de Atividades

Dividir a sala em grupos. Cada grupo ficará encarregado de executar uma retextualização assim determinada:

* Formar um grupo  e montar um roteiro para dramatizar o enredo desse texto fazendo todas as adaptações necessárias:  podem alterar a linguagem do texto, podem também modificar as personagens, em uma versão mais atual, e acrescentar dados à história. Ponham a criatividade para funcionar!

* Um outro grupo pode retextualizar o texto utilizando personagens de histórias em quadrinhos já existentes e criar uma nova HQ.

* Outro grupo ficará encarregado de criar um novo final para o conto utilizando o final de uma novela, de um filme ou de um conto de fadas.

*A retextualização pode ocorrer quando um outro grupo criar uma notícia jornalística com o conto lido.

Professor, dê sugestões aos seus alunos, se necessário.
Avaliação
Professor, para avaliar o desempenho dos alunos, propomos, a seguir, alguns critérios:
a) O texto do aluno, retextualizado, dialogou com o texto motivador?
b) O aluno parafraseou trechos do texto motivador ou simplesmente copiou-os?
c) As ideias do aluno foram originais?
d) O texto foi coerente e coeso?
e) O texto atendeu à norma-padrão da língua escrita? (se o texto pertence ao registro escrito). Ou: o texto atendeu às características da língua oral? (se o texto pertence ao registro oral).

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