domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

O AMOR ESTÁ NO AR: PRIMEIRO BEIJO
Público-Alvo
8º ano

Objetivos
O aluno poderá desenvolver habilidades de leitura de textos narrativos; despertar a sensibilidade para o texto literário; desenvolver a habilidade de interpretação escrita; desenvolver a habilidade de interpretação oral; criar um  blog coletivo.
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve ter noção dos elementos e estrutura de textos narrativos.
Estratégias e recursos da aula
Primeira etapa:
Professor: apresente as imagens abaixo aos alunos e peça-lhes que observem com atenção a relação apresentada entre os personagens. Solicite que façam o levantamento de hipóteses sobre o tema da aula (Amor) e justifiquem essas hipóteses levantadas.

 
                                  mensagensdeamor.com.br                   
Após os alunos levantarem as hipóteses, esclareça que a aula tratará de narrativas literárias com o tema do amor.
- Providencie uma cópia do texto abaixo para os alunos.
Texto I
Meu Primeiro Beijo - Antonio Barreto

- Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa do texto e depois leia-o você em voz alta para que eles ouçam.
- Faça, oralmente, as seguintes perguntas aos alunos:
§  Vocês já conheciam esse texto?
§  O que acharam dele?
§  Qual o tema tratado no texto?
§  A seu ver, qual o público alvo desse texto? Explique.
- Após esse pequeno debate, entregue aos alunos uma cópia das atividades propostas abaixo.
Exercícios:
1.O texto que você leu faz parte da obra Balada do primeiro amor, de Antonio Barreto. Nele, a protagonista é uma adolescente, Larissa, que no trecho lido conta um momento importante de sua vida. 
a) Que momento é esse?
b) Quando e onde aconteceu?
c) Com quem ela viveu essa experiência?
d) Qual o ponto de vista da narrativa: primeira ou terceira pessoa? Justifique com trechos do texto.
e) Qual o efeito causado por essa escolha do ponto de vista?
- Professor: na última pergunta, espera-se que o aluno perceba que, ao contar uma história em primeira pessoa, o autor consegue exprimir mais veracidade e mais emoção.
2. Releia o texto e procure pistas que o ajudem a responder as questões abaixo.
a) O que faz o menino ser chamado de “Cultura Inútil” e “Culta”? Justifique sua resposta.
b) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo? Justifique.
3.Como você pode constatar, no primeiro parágrafo, a narradora muda de opinião a respeito da experiência do primeiro beijo.
a) Qual é o primeiro julgamento que ela faz? Retire do texto um trecho que ilustre sua resposta.
b) E o segundo julgamento? Ilustre também com um trecho do texto.
4. Aponte mudanças que ocorreram com a narradora-personagem em relação ao menino.
5. Que estratégia o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele?
6. Releia “(...) tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.”  A expressão em negrito contém uma figura de linguagem.
a) Que figura é essa?
b) A que se refere essa figura?
7. O que o trecho “(...) as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram...” quer dizer?
8. Que opção melhor retrata o tratamento dado ao sentimento amor no texto?
a) O amor infinito, disposto a enfrentar qualquer barreira.
b) O amor como sentimento não correspondido, vivido e sofrido por apenas um ser.
c) O amor como descoberta feita por dois seres, que vão tirando lições das histórias vividas.
d) O amor idealizado, perfeito, fruto de uma paixão ardente que nunca se acaba.
9. No texto, não fica claro qual o desfecho da narrativa. A seu ver, como terminou essa história?
- Dê tempo para que os alunos façam as atividades e depois corrija esses exercícios  oralmente. Ouça as respostas dadas por eles e complete-as, caso necessário.
Segunda etapa:
- Professor: retomando o texto lido anteriormente, destaque com os alunos os elementos da narrativa.
- Apresente para os alunos (em transparências, cópias de textos ou mesmo no quadro) as seguintes teorias.
“A narração é um relato centrado num fato ou acontecimento; há personagens a atuar e um narrador que relata a ação. O tempo e o ambiente (ou cenário) são outros elementos importantes na estrutura da narração. O enredo, ou trama, ou intriga, é, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa; podemos ter um conflito entre o homem e o meio natural (como ocorre em alguns romances modernistas), entre o homem e o meio social, até chegarmos a narrativas que colocam o homem contra si próprio (como ocorre em romances introspectivos).”                              (Fonte: http://lportuguesa.malha.net/content/view/42/1/)
- Relembre o texto lido ( Meu Primeiro Beijo, de Antonio Barreto) e peça que os alunos, oralmente, indiquem o enredo do trecho, destacando o conflito apresentado.
- Apresente então outra parte da teoria.
“Os seres que atuam, isto é, que vivem o enredo, são as personagens. Em geral a personagem bem construída representa uma individualidade, apresentando, inclusive, traços psicológicos distintos. O ambiente é o espaço por onde circulam personagens e se desenrola o enredo.”       (Fonte: http://lportuguesa.malha.net/content/view/42/1/)
“Toda narrativa tem uma duração, ocorre num certo segmento de tempo. O tempo da narrativa envolve várias dimensões: os acontecimentos podem ser narrados de forma mais ou menos rápida, em diferentes ordens temporais (cronológicas ou não); cobrindo períodos longos ou curtos de tempo; localizados em diferentes épocas e assim por diante.”   (Fonte: http://lportuguesa.malha.net/content/view/42/1/)
- Professor: peça que os alunos pontuem, oralmente, tais elementos apresentados no texto lido. Para isso faça perguntas como:
§  Quais os personagens envolvidos no texto lido Meu Primeiro Beijo ?
§  No texto, há personagens secundários?
§  Pontue alguns traços psicológicos notados nos personagens.
§  Em que espaço se dão os acontecimentos?
§  O tempo da narrativa é apresentado de forma cronológica ou não? A trama cobre um período longo ou curto de tempo?
- Peça sempre que os alunos justifiquem suas respostas. Quando for pertinente, solicite-lhes que destaquem trechos do texto que ilustrem as respostas dadas.
- Professor: acesse o link abaixo e passe o vídeo para os alunos assistirem em aula. Se preferir, leve-os até a sala de informática para que eles mesmos acessem o vídeo na internet.

Texto II
Eduardo E Mônica -  Legião Urbana - Composição: Renato Russo

- Distribua a letra da música para os alunos e proponha as seguintes perguntas que poderão ser realizadas oralmente ou por escrito:
§  O que há em comum entre a música ouvida agora e o texto lido Meu Primeiro Beijo? (Espera-se que os alunos percebam a semelhança na temática dos dois textos – amor, relacionamentos)
§  Podemos dizer que a música ouvida é uma narrativa? Por quê?
§  Quais os personagens apresentados na música?
§  O narrador é personagem ou observador? Justifique sua resposta.
§  Os acontecimentos narrados acontecem de forma mais ou menos rápida? A ordem é cronológica ou não? Cobrem um período longo ou curto de tempo?
§  A história se passa em um espaço delimitado? Destaque do texto trechos que se referem ao espaço.
§  Que fato deu origem à narrativa?
§  Fica claro na música o desfecho da narrativa? Qual é o desfecho?
§  A seu ver, a visão do amor aqui apresentada é a mesma do texto anterior? Justifique.
 Terceira etapa:
-Distribua para os alunos o texto abaixo.


Texto III
TRAGÉDIA BRASILEIRA
Manuel Bandeira
Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade, conheceu Maria Elvira na Lapa, - prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria. Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria.
Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado. Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa.
Viveram três anos assim.
Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.         
Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...         
Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.

- Peça  aos alunos que façam uma leitura silenciosa e depois sugira que cada um leia uma parte do texto.
- Após a leitura, ressalte a semelhança na temática desse texto com a dos demais textos trabalhados até agora. Peça que produzam e entreguem a você um pequeno texto tratando das diferenças e semelhanças do tratamento dado aos relacionamentos nos textos trabalhados. Solicite que apontem o texto que retrata melhor o amor vivido nos tempos de hoje.
- Após dar tempo para produzirem o texto solicitado, passe para eles as atividades propostas abaixo.
Atividades
Como você já sabe, um texto narrativo deve responder a algumas perguntas básicas:
O QUÊ? – o(s) fato(s) que determina(m) a história;
QUEM ? _ a personagem ou personagens;
COMO? _ o enredo, o modo como se tecem os fatos;
ONDE? _ o lugar ou lugares da ocorrência;
QUANDO? _ o momento ou momentos em que se passam os fatos;
POR QUÊ? _ a causa do acontecimento.
1.O texto que você acabou de ler é do tipo narrativo. Assim sendo, destaque  os elementos pontuados acima:
•O quê?
•Quem?
•Como?
•Onde?
•Quando?
•Por quê?
2. Convencionalmente o enredo da narração pode ser assim estruturado:
•exposição (apresentação das personagens e/ou do cenário e/ou da época),
•desenvolvimento (desenrolar dos fatos apresentando complicação e clímax) e
•desfecho (arremate da trama).



Quanto à estrutura da narrativa convencional, destaque do texto Tragédia Brasileira os seguintes trechos:
•a exposição
•o desenvolvimento
•o desfecho
- Professor: dê tempo para os alunos fazerem as atividades e depois as corrija oralmente. É importante que você leia com os alunos os trechos teóricos apresentados e vá explanando melhor, esclarecendo as dúvidas que forem surgindo.
 
Recursos Complementares
Para mais informações, acesse:
 
Avaliação
Professor: a avaliação deve ser feita ao longo das aulas, com a correção dos exercícios e a observação da fixação dos conteúdos.
Outras atividades avaliativas são as produções de um texto narrativo, conforme proposta a seguir e:
-Após estudarmos três textos narrativos com a temática dos relacionamentos pessoais, chegou sua vez de produzir uma narrativa sobre o mesmo tema: relacionamento, amor, paixão. Para isso, pense em todos os elementos da narrativa estudados (enredo, personagens, tempo, espaço, exposição, desenvolvimento, desfecho) e mãos à obra. Não esqueça de revisar seu texto antes de entregá-lo ao professor.
Professor: corrija os textos e proponha: a reescrita de acordo com as orientações dadas; a apresentação teatral; a transformação do gênero crônica em HQ; a criação de um blog com o desenvolvimento do projeto.

-Produzir o gênero textual: “fotonovela” ou um “vídeo clip”, após o estudo dos textos e escolha de um deles para serem trabalhados em grupo, em seguida, as fotonovelas serão expostas em um mural na escola e o vídeo clip apresentado na sala de vídeo em dias estipulados pelo professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário